Sua simpática vivacidade aliada as suas linhas harmoniosas e principalmente à sua típica pelagem manchada fazem dele uma raça apreciada em todo mundo.
Origem:
A origem do dálmata parece ser bem antiga. Algumas ilustrações descobertas na Grécia e no oriente reproduzem cães iguais ao dálmata atual em linha e pelagem. Alguns o consideram de origem dinamarquesa o que justificaria o nome,adotado em alguns países com "pequeno dinamarquês". De fato, ele é muito difundido, ainda hoje, na Dinamarca e na antiga Iugoslávia, que é considerada a verdadeira região de origem deste cão.É usado hoje em dia apenas como cão de companhia, que se destaca por sua inteligência e fidelidade ao dono.
Características:
Os machos podem medir entre 55e 60 cm de altura, e as fêmeas medem entre 50 e 55cm. O peso médio para os machos é de 25 kg, para as fêmeas é de 22 kg.
A pelagem é curta,dura,lisa e brilhante. Em geral a pelagem é branca de fundo com manchas negras ou marrons.
Seus olhos são redondos, brilhantes, de expressão inteligente e moderadamente separados entre si.
Dica do veterinário:
Os dálmatas não devem receber alimentação baseada em grãos, frutos do mar, vísceras de bovinos e de aves e vagens de leguminosas.
Curiosidades:
O dálmata já foi considerado um simbolo do papado, em virtude dos papas possuírem varios cães da raça durante os séculos XVI e XVII
Nenhum comentário:
Postar um comentário